quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dicas Planetário

7 dicas para aproveitar uma ida ao planetário

Olhar o céu - ou uma projeção dele - pode ser uma experiência ótima para ter com os filhos

Educar
Foto: Planetários são uma oportunidade excelente de contato com a ciência
Planetários são uma oportunidade excelente de contato com a ciência
As férias estão batendo à porta. Além de viagem, brincadeira e descanso, o período pode também ser sinônimo de bastante aprendizado. Reunir todos esses elementos em um mesmo pacote pode ser ainda mais divertido quando a intenção é sair da rotina. Pensando nisso, o Educar para Crescer dá uma sugestão: já pensou em visitar um planetário com seu filho?

"Planetários são uma oportunidade excelente de contato com a ciência para além do que se aprende na escola. E mais que isso, é uma vivência que vai muito além da informação disponível em livros e na Internet", explica Ener Borba, astrônomo responsável pelo planetário de Belo Horizonte. As projeções do céu se movimentando a 360° dão uma sensação de imersão que dificilmente algum cinema de tela plana é capaz de oferecer. E eles são uma ótima introdução ao universo da ciência porque "transformam a astronomia em magia", de acordo com João Paulo Delicato, diretor do planetário do Ibirapuera, em São Paulo.

Ficou curioso? Aqui vão algumas dicas para que você e seu filho aproveitem ao máximo uma visita ao planetário:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Crie expectativa na criança
Ter curiosidade sobre o que se vai ver ajuda muito a prender a atenção da criança e é uma ferramenta importantíssima para o aprendizado. Pensar sobre o que se espera, se o céu no espaço é muito diferente do que vemos daqui, o que são constelações e porque a relação do homem com os astros é importante pode tornar a compreensão mais fácil e fazer surgir outras perguntas.
2. Ajude seu filho prestar atenção ao céu noturno
Pergunte a ele sobre o que vê. Consegue identificar alguma estrela ou planeta? O que imagina que existe lá? Será que o céu natural é muito diferente do que se vê num planetário? Fazer um exercício de criatividade também pode ser bastante divertido. Se fosse um astrônomo, que nome daria às estrelas que consegue ver? Comparar este exercício de criatividade e imaginação com aquilo que será visto pode ajudar a criança a reter as informações mais facilmente.
3. Encontre a sessão que mais se adequa ao seu filho
Planetários normalmente têm sessões variadas e cada uma delas pode tratar de um tema específico. Pode haver muita diferença de foco e linguagem utilizada em cada apresentação, e é interessante checar o programa e procurar saber a que público cada sessão se destina. Quanto mais seu filho compreender o que é dito, mais poderá aproveitar a informação que está recebendo.
4. Encoraje seu filho a fazer perguntas após a sessão
E não tenha vergonha de colocar suas próprias dúvidas ou comentários também. Se desejar saber mais sobre algo que chamou sua atenção, sacie sua curiosidade. Pode ser uma ótima oportunidade para você e seu filho aprenderem mais sobre vários temas relacionados à Física, Matemática, Geografia e muitas outras áreas do conhecimento.
5. Estimule seu filho a conversar sobre o que viu
O que mais chamou a atenção da criança? Qual foi sua sensação ao ver a projeção? De que planeta ou estrela gostou mais? De quantos astros consegue recordar o nome? Fazer perguntas e deixar a criança à vontade para falar é uma boa forma de fixar o conhecimento e um estímulo para participar de outras atividades relacionadas ao tema.
6. Dedique tempo para levar seu filho às exibições e outras atividades normalmente oferecidas pelos planetários
É uma boa maneira de se familiarizar com o tema e contextualizar o que será ou o que foi visto na sessão. É um tempo em que você e seu filho terão para fazer conexões com outras disciplinas, elaborar mais perguntas e dar mais sentido àquilo que a criança está aprendendo na escola - mas de uma forma muito mais lúdica e pessoal.
7. Fique atento à programação de férias

A melhor Brincadeira

CULTURA

Qual a melhor diversão para cada idade?

A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar e Desenvolvimento da Criança através do Brincar, indica a melhor brincadeira para cada faixa etária

Educar
Foto: Mauricio Mello
Foto: brincadeiras
As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus
Você já parou para pensar no que o seu filho faz quando está fora da escola? Assiste TV, pratica esportes, brinca com amiguinhos? Nas férias, nos fins de semana ou no contraturno, é natural que as crianças (e os pré-adolescentes, claro) queiram se divertir, mas os pais devem estar atentos às brincadeiras dos pequenos (e mesmo daqueles que não são mais tão pequenos), pois há atividades adequadas e inadequadas para cada faixa etária.

A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar e Desenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que o "brincar" deve ter lugar prioritário na vida da criança. "Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral", afirma.

De acordo com a educadora, o "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). "Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, sem distinção, nas ruas, praças, feiras, rios, praias, campos. Mas, ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes foram se transformando", afirma Adriana Friedmann. Leia mais sobre a história da infância na reportagem O fim da infância.

Segundo a educadora, brincar sempre foi essencial para o ser humano, mas é uma ação que está perdendo seu espaço físico e temporal. Entre as causas dessa perda de espaço estão o crescimento das cidades, a ausência de locais públicos voltados para o lazer, o fato de as crianças terem muitas atividades extracurriculares, a falta de segurança e a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminuiu o tempo das crianças perto da família.

Tudo isso provocou uma redução na quantidade de tempo que as crianças dedicam a brincadeiras. Para não deixar que o seu filho cresça sem saber o que são brincadeiras como esconde-esconde e amarelinha, é preciso que você entre em ação, acompanhe as atividades dele e incentive-o a brincar de forma saudável e adequada para a idade. A educadora Adriana Friedmann alerta: cada faixa etária exige um tipo diferente de brincadeira. Veja a seguir quais as atividades mais indicadas para cada idade e, depois, responda ao teste elaborado pela educadora para descobrir se você sabe incentivar o seu filho a brincar de forma saudável e educativa
Para ler, clique nos itens abaixo:
A melhor brincadeira de 0 a 3 anos
O que a criança curte nessa fase: As crianças menores gostam de levar objetos à boca, jogá-los e deixá-los rolar. Gostam também de sons, que estimulam o movimento. O que os pais devem lembrar: Nesta fase, é importante que o adulto esteja sempre por perto. As crianças devem brincar em espaços seguros e sem riscos. Também é preciso observar a alimentação e o sono, pois passeios muito longos podem cansar. Entre zero e 3 anos, é muito importante que a criança tome ar puro e sol e fique em contato com a natureza. Mas é bom observar o horário: das 9 às 11horas ou entre 15 e 16 horas. Atividades ideais: Aquários, parquinhos infantis, peças ou apresentações musicais infantis, passeios ao ar livre em carrinhos são atividades ideais. Ponto de atenção: Não se recomenda exposição à TV, computador ou vídeos. Espaços muito barulhentos e lotados, como shopping centers, não são adequados, pois as crianças precisam de liberdade para se movimentar. Dica da Adriana: "Nessa idade, o mais importante é que o adulto se adapte ao programa dos menores".
A melhor brincadeira de 3 a 7 anos
O que a criança curte nessa fase: A criança já tem uma certa independência e gosta de brincar sozinha com irmãos ou amiguinhos. O que os pais devem lembrar: A partir dos 3 anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podendo ficar em companhia de outros adultos, mas sempre sabendo que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com elas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repeti-lo. Atividades ideais: Contato com a natureza, com animais, passeios e brincadeiras ao ar livre com equipamentos que as desafiem, como bolas, triciclos ou bicicletas, são ótimas atividades para dias bonitos. Quando estiver frio ou chovendo, atividades artísticas em casa e visita a museus, de preferência interativos, são boas opções. Ponto de atenção: TV e vídeos já são permitidos, mas apenas por curtos períodos diários. Dica da Adriana: "Nesta idade, a crianças já falam e sabem explicar o que gostam, o que lhes provoca medo, o que querem ou não".
A melhor brincadeira de 7 a 10 anos
O que a criança curte nessa fase: Quando chegam ao Ensino Fundamental, as crianças querem e procuram companhias da mesma idade. Gostam de acampamentos, espaços ao ar livre e parques. O que os pais devem lembrar: A companhia de outras crianças da mesma idade é recomendável e muito salutar. Atividades como acampamentos e idas a clubes e a parques proporcionam essa convivência. Nessa faixa de idade, as crianças também já podem passar alguns períodos sozinhas, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade. Atividades ideais: As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus. Leitura e jogos de tabuleiro também são boas opções, principalmente para dias frios ou nublados, quando preferem ficar dentro de casa. O contato com instrumentos musicais também é muito interessante. Ponto de atenção: TV, vídeo e computador devem ser limitados. Como nessa idade as crianças já são mais independentes, é preciso atenção com comidas fora de casa, principalmente com fast food e com petiscos rápidos. Dica da Adriana: "Como as crianças já têm discernimento, os eletrônicos, se usados por longos períodos, têm o poder de atrapalhá-las".
A melhor brincadeira de 10 a 12 anos

Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

Welcome

Welcome
Welcome to my space

Artes Design Informática

Artes Design Informática
By Ericka Vanessa (Ká)

Blog de Veículos

Blog de Veículos
By Ericka Vanessa (Ká)
Tradutor On Line (Clique na Bandeira que deseja traduzir o texto ou palavra e vá em) Back Translate
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Blog Artesanatos da Tia Rita

Blog Artesanatos da Tia Rita
By Ericka Vanessa (Ká)