Natureza e sociedade na pré-escola
Neste roteiro, caminhos para ajudar as crianças de 4 e 5 anos a compreender os fenômenos naturais, os costumes de diferentes culturas e as normas da vida em sociedade.
OBJETIVO NA PRÉ-ESCOLA Explorar diferentes aspectos da natureza e da cultura e respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural.
Observação de fenômenos naturais
Propor experiências instigantes leva à reelaboração de hipóteses e favorece explicações cada vez mais lógicas
Algumas brincadeiras ao ar livre contribuem para que os pequenos observem os fenômenos da natureza
O processo de construção dessas noções de tempo se desenvolve na medida em que a criança percebe que alguns fenômenos são alheios à nossa vontade e têm ritmos próprios. E é na interação com outros parceiros mais experientes, como você ou as outras crianças, que os pequenos passam a refletir sobre esses fatos, fenômenos naturais ou situações sociais observadas, para então elaborar ideias sobre eles.
É importante lembrar que o trabalho com os fenômenos naturais deve ir além da mera contemplação ou observação factual. De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo, trabalhar com situações que envolvam o conceito de transformação (culinária, misturas, mudanças de estado da matéria), características da Química, assim como questões relacionadas ao movimento, às tecnologias e à produção de energia, relacionadas à Física, podem ser desenvolvidas em planos de trabalho e em projetos desde a pré-escola - adequando-se os conteúdos às possibilidades das crianças, sem deixar de propor atividades desafiadoras.
Diz o documento: "brincar com sombra, descobrir se um objeto flutua ou não e criar teorias sobre isso, deslocar objetos em superfícies planas e inclinadas variando a velocidade e observando os resultados são bons exemplos de atividades que devem ser realizadas na Educação Infantil para mediar a apropriação do conhecimento científico pelas crianças".
Assista aos vídeos:
Como se forma a noção de tempo
As crianças e os fenômenos naturais
• Quando trabalhar "Observação de fenômenos naturais"
• Planos de trabalho
E se fez... a sombra!
Estados físicos
• Boas experiências que trabalham compreensão dos fenômenos naturais
O que aprender com o vento
Construção de um terrário
Gelatina para entender os diferentes estados da matéria
Investigação científica sobre insetos
Professora Bernadete Rocha da Silva, vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 em 2007.
Escola EM Francisca Aragão Silva, em Rio Branco, no Acre.
O que ela fez Um projeto para que as crianças saíssem da pré-escola conhecendo as características dos insetos e os principais procedimentos de pesquisa. Primeiro, a professora organizou rodas de conversa para saber o que as crianças já sabiam sobre os insetos. Depois, todas as crianças desenharam os bichos sobre os quais falaram. Com a ajuda de uma bióloga, Bernadete mostrou à turma livros e ilustrações sobre os insetos. Ela dividiu a turma em grupos e preparou fichas sobre cada bicho, que deveriam ser preenchidas (com o auxílio da educadora, que servia como escriba das crianças). Em uma segunda etapa, as crianças coletaram bichos na escola e aprenderam como acondiciona-los em potes de vidro, identificados com o nome do inseto, a data e o local em que foram encontrados. Por fim, a educadora organizou um livro com desenhos e produções coletivas da turma, que ficou exposto na Mostra de Conhecimentos da escola.
O que ela trabalhou Desenvolvimento de diferentes plantas e animais, procedimentos de pesquisa, observação e registro científico.
Leia a reportagem completa Pequenos biólogos: investigação científica sobre insetos na pré-escola
Assista ao vídeo sobre o projeto "Bichos esquisitos"
Conheça outras experiências de investigação sobre insetos na pré-escola:
- Que bicho é este?
- Conhecendo a vida de insetos
Veja mais planos de trabalho sobre insetos:
- E os bichos? Será que têm profissões?
- Formigas trabalhadoras
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigado