segunda-feira, 4 de julho de 2011

História do Futebol



A História do Futebol  


Ninguém sabe direito quando surgiu o futebol, mas uma coisa é certa: há muito tempo o homem tem o hábito de chutar objetos! Afinal, quem nunca deu um pontapé em uma pedra? Mas, se o negócio é datar, há registros de um jogo chamado kemari, criado em 4500 a.C. no Japão. Na época dos imperadores Engi e Menrei, os nobres praticavam o kemari em volta das cerejeiras. A bola era feita com fibras de bambu e era tocada com as mãos e com pés, mas não era uma competição e o objetivo principal era não deixar a bola cair no chão.
Os orientais pareciam gostar mesmo de bater uma bolinha: em 2.500 a.C., os chineses praticavam um jogo muito parecido com o futebol, o tsu-chu ("golpe na bola com o pé"). O jogo era uma maneira que o imperador Huang Tsé inventou para treinar seus soldados: eles tinham que passar a bola, que tinha capim dentro, entre duas estacas cravadas no chão, com dez metros de distância uma da outra.
No século I a.C. surge em Esparta, na Grécia, o epyskiros: um jogo que consistia em chutar uma bexiga de boi cheia de areia por equipes de quinze atletas.
No começo da era Cristã é a vez dos romanos: eles inventam o harpastum, um jogo violento muito apreciado pelo Imperador Júlio César. No harpastum, o campo era retangular com áreas demarcadas que definiam as posições dos jogadores de ataque e defesa. O objetivo era divertir e, ao mesmo tempo, manter a boa forma dos soldados. Só que a violência era tanta que muitos jogadores ficavam feridos e até morriam!

 



A Itália é outro país apaixonado por futebol! Também, pudera: o próprio país tem o formato de uma bota, que bem poderia estar chutando uma bola! O futebol surgiu por aquelas bandas no século 16, com o nome de giuoco di calcio. Pena que eles só jogavam uma vez por ano: era um esporte para os nobres de Florença e Siena. Era um esquema meio maluco, cada equipe tinha 27 jogadores, divididos em 4 setores: três zagueiros recuados, quatro zagueiros avançados, cinco médios e quinze atacantes. Mas não devia ser lá tão empolgante… Afinal, com apenas um pontinho a partida já era encerrada!
Já na Inglaterra, o futebol não era visto com bons olhos pelas autoridades por ser um esporte muito violento. Em 1313, uma lei proibiu o jogo em Londres, alegando causar muita bagunça na cidade. Além disso, ele poderia desviar a atenção dos soldados dos esportes relacionados aos treinamentos militares, como a esgrima, o arco-e-flecha e o arremesso de lança.
É claro que os ingleses não conseguiram ficar muito tempo sem o futebol e, assim, o esporte foi sendo modificado para tornar-se menos agressivo. Finalmente em 1660, o rei inglês Carlos II permitiu a volta do futebol, para a alegria de todos.
No início do século 19, Thomas Arnold incluiu a prática de esportes no currículo universitário da Inglaterra, e é claro que o futebol não podia ficar de fora. Em 1843, um grupo de estudantes de medicina criou o primeiro time de futebol fora das universidades: o Guy's Hospital Football Club.



UM DIA BEM BOLADO

Em outubro de 1848, vários colégios reuniram-se no Trinity College, em Cambridge, e estabeleceram um código único de regras que serviu de base às leis atuais do futebol: as quatorze regras de Cambridge.
Muita gente não sabe, mas o dia 26 de outubro de 1863 é considerado o dia da criação do futebol! Aliás, foi nesse ano que os representantes dos clubes de futebol ingleses, após seis reuniões na Freemason's Tavern, em Londres, fundaram o The Football Association. A Associação redigiu um código com 13 regras que foram sendo modificadas até chegar ao número de 17.
Só em 1870 é que os times passaram a ter oficialmente 11 jogadores em campo. A primeira partida entre seleções nacionais foi em 1872: Escócia x Inglaterra. O jogo foi lá em Glasgow, na Escócia, e teve um público de 3500 espectadores, que não devem ter ficado muito satisfeitos com o resultado de 0 a 0!! O futebol profissional começou em 1885 na Inglaterra.
A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) surgiu mais tarde em Paris, no dia 21 de maio de 1904. Quatro amigos apaixonados por futebol queriam promover jogos entre os países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo. Os tais amigos eram o editor francês Jules Rimet, o industrial gráfico francês Henry Delaunay, o banqueiro holandês C. A. W. Hirschman e o advogado francês Robert Guérin. Aliás, Guérin foi o primeiro presidente da FIFA: de 1904 a 1906.
Representantes de 7 países colaboraram para a fundação da FIFA: França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Espanha, Suécia e Suíça.













Ninguém sabe se os índios brasileiros chutavam côcos, mas todos devem saber quem trouxe, de fato, o futebol para o Brasil, não é? Em 1894, um paulista descendente de ingleses e escoceses retornava da Inglaterra depois de passar 10 anos estudando por lá… Quem será?
Charles William Miller, é claro! E ele não voltou da Inglaterra de mãos vazias, não! Em sua bagagem havia 2 bolas de couro da marca Shoot, uma agulha, uma bomba de ar, dois uniformes e livros de regras. O "pai do futebol brasileiro" jogava no time inglês Southampton: ele era artilheiro nos jogos oficiais de seu colégio. E marcou 41 gols em 25 partidas!
A primeira partida de futebol brasileira foi disputada no dia 14 de abril de 1895 na Várzea do Carmo, em São Paulo. Quer saber o resultado desse jogo? São Paulo Railway (time de Charles Miller) 4 x Companhia de Gás 2! A partida agradou tanto que, em pouquíssimo tempo, foram fundados diversos clubes na capital paulista: o time da colônia inglesa era o São Paulo Athletic; o Germânia foi fundado pelo alemão Hans Nobiling; o Internacional foi criado por uma parte dos fundadores do Germânia; já o Mackenzie foi o primeiro clube formado exclusivamente para a prática do novo esporte.
No ano de 1901, foi criada a Liga Paulista de Futebol e, logo no ano seguinte, foi realizado o primeiro Campeonato Paulista. O time de Charles Miller, São Paulo Athletic, era um sucesso e foi tricampeão paulista nos anos de 1902, 1903 e 1904. Charles Miller foi o líder da equipe até 1910 e, depois, trabalhou durante um certo tempo como árbitro.
Mas não foi só Charles Miller que colaborou com o futebol brasileiro...





O juiz apitou, a bola saiu rolando pelo gramado, os jogadores já saíram voando atrás da vitória, a torcida rói as unhas, grita, chora... o futebol é mesmo uma coisa de louco!

Para entender esse espetáculo que deixa todo mundo hipnotizado, não basta olhar... tem que entrar em campo e xeretar! Clique nos jogadores para saber tudo sobre as regras do futebol!



O juiz apitou, a bola saiu rolando pelo gramado, os jogadores já saíram voando atrás da vitória, a torcida rói as unhas, grita, chora... o futebol é mesmo uma coisa de louco!

Para entender esse espetáculo que deixa todo mundo hipnotizado, não basta olhar... tem que entrar em campo e xeretar! Clique nos jogadores para saber tudo sobre as regras do futebol!



Saiba mais ....

Quando e onde nasceu o futebol?
Na China, no ano 2.500 A. C.

Como surgiu?
Um imperador chinês chamado Huang Ti inventou uma forma de treinar seus soldados.Eles precisavam chutar uma bola de couro entre duas estacas cravadas no chão.

No século 1 A.C os gregos chutavam uma bexiga de boi cheia de areia.
Na Idade Média na Itália, o gol era marcado
quando passava por cima de dois postes.
Na segunda metade do século XVII os ingleses inventaram regras e o futebol começou a evoluir.
O futebol chegou no Brasil em 1894. Foi trazido da Inglaterra pelo paulista Charles Miller.

O Primeiro Jogo no Brasil
Foi disputado em 14/04/1895 na várzea do Carmo em São Paulo.

O Primeiro time do Brasil
É o Sport Clube Rio Grande que foi fundado em 19/07/1900.

O Primeiro gol de bicicleta
Foi marcado por Leônidas da Silva em 1931.Ele estava jogando no Bonsucesso contra o Esporte Clube Carioca.

A maior goleada do futebol brasileiro 
Foi em 30/05/1909 no Campeonato Carioca. Botafogo 24 X Mangueira 0

O Gol mais rápido
Foi marcado por Gildo, o ponta direita do Palmeiras .Ele fez o gol aos 8 segundos num jogo contra o Vasco em 1965.

O menor público
Aconteceu em 1980
.Ninguém foir o jogo
Taguatinga 2 X 0 Desportiva Bandeirante.






REGRAS


Regras
j*Regra 1 - O terreno do jogo*

Dimensões do campo
O campo de jogo é retangular.
- Comprimento: mínimo de 90 metros e máximo de 120 metros.
- Largura: mínima de 45 metros e máxima de 90 metros.
Para Partidas Internacionais:
- Comprimento: mínimo de 100 metros e máximo de 110 metros.
- Largura: mínima de 64 metros e máxima de 75 metros.
Marcação do Campo
O centro do campo é marcado por um ponto na metade da linha de meio de campo, onde é traçado um círculo com raio de 9,15m.
Traves
A distância entre as traves é de 7,32 metros e a distância do travessão até o chão é de 2,44 metros. As traves e o travessão deverão ser brancos.


Regra 3 - Número de Jogadores

A partida será jogada por duas equipes formadas no máximo de onze (11) jogadores cada uma, dos quais um jogará como goleiro. Durante a partida poderão ser feitas até três (3) substituições.


Regra 5 - Árbitros

A autoridade do árbitro
Cada partida será controlada por um árbitro, que terá autoridade total para fazer cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido nomeado.


Regra 6 - Os Assistentes

Serão designados dois árbitros assistentes com a missão de indicar a que equipe cabe dar o tiro de escanteio, de meta ou de lateral; quando se deve punir um jogador por estar em posição irregular; e indicar quando se solicita uma substituição;


Regra 7 - A Duração da Partida

Períodos de jogo
A partida durará dois (2) tempos de 45 minutos cada, a não ser se que o árbitro e as equipes participantes proporem outro acordo.
Todo acordo para alterar os tempos do jogo (por exemplo, reduzir cada tempo para 40 minutos devido à luz deficiente) deverá ser feito antes do início da partida.
Intervalo do 1° para o 2° tempo
Os jogadores têm direito a um descanso do 1° para o 2° tempo de 15 minutos.
Recuperação do tempo perdido
Cada tempo deverá ser prolongado para recuperar todo tempo perdido causado por: substituições, lesão dos jogadores, e outros motivos. A recuperação do tempo perdido ficará a critério do árbitro.


Regra 10 - O Gol

Gol (marcado)
Um gol é marcado quando a bola ultrapassar totalmente a linha de meta do gol, ou seja, entre os postes e por baixo do travessão do gol.
Equipe vencedora
A equipe que marcar o maior número de gols durante uma partida será a vencedora.
Se ambas as equipes marcarem o mesmo número de gols, ou se não marcarem nenhum gol, a partida terminará em empate.


Regra 11 - Impedimento

Um jogador estará em posição de impedimento se estiver posicionado mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e do que o penúltimo jogador adversário.


Regra 15 - Arremesso Lateral

O arremesso lateral é uma forma de reiniciar o jogo. O arremesso lateral acontece quando a bola ultrapassa a linha lateral, seja por terra ou pelo ar.


Regra 16 - Tiro de Meta

O tiro de meta é uma forma de reiniciar o jogo. Um tiro de meta acontece quando a bola ultrapassa a linha de meta, depois de tocar um jogador da equipe atacante.
A bola será lançada de qualquer ponto da área por um jogador da equipe defensora. Na maioria dos casos é o goleiro quem faz o tiro de meta.


Regra 17 - Tiro de Canto ou Corner

O tiro de canto é uma forma de reiniciar o jogo. Poderá ser feito um gol, diretamente do corner, mas somente contra a equipe adversária. O corner acontece quando a bola ultrapassada a linha de meta, seja por terra ou pelo ar; depois de ter sido tocada, por último por um jogador da equipe defensora.

CURIOSIDADES


Curiosidades
Clube mais antigo do Mundo:
Notts County, Inglaterra [1862] - Atualmente disputando a 4ª Divisão Inglesa.


Clube mais antigo do Brasil:
O Sport Club Rio Grande (Rio Grande-RS) - considerado oficialmente pela CBF o clube mais antigo do país. Fundado especialmente para o futebol, em 24/6/1900, 48 dias antes da fundação da Associação Atlética Ponte Preta (Campinas - SP), em 11/8. O Fluminense Futebol Clube, mais antigo do Rio, surgiu em 1902.


O primeiro jogo Internacional da História do Futebol:
Escócia 0 x 0 Inglaterra
Data: 30 de novembro de 1872
Local: Glasgow - Escócia
Público: 3.500 torcedores


O Primeiro jogo de futebol no Brasil:
Funcionários da Companhia de Gás 2 × 4 Cia. Ferroviária São Paulo Railway
Data: 14 ou 15 de abril de 1895 (a data não é precisa)


Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigado


Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

Welcome

Welcome
Welcome to my space

Artes Design Informática

Artes Design Informática
By Ericka Vanessa (Ká)

Blog de Veículos

Blog de Veículos
By Ericka Vanessa (Ká)
Tradutor On Line (Clique na Bandeira que deseja traduzir o texto ou palavra e vá em) Back Translate
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Blog Artesanatos da Tia Rita

Blog Artesanatos da Tia Rita
By Ericka Vanessa (Ká)