quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dicas Planetário

7 dicas para aproveitar uma ida ao planetário

Olhar o céu - ou uma projeção dele - pode ser uma experiência ótima para ter com os filhos

Educar
Foto: Planetários são uma oportunidade excelente de contato com a ciência
Planetários são uma oportunidade excelente de contato com a ciência
As férias estão batendo à porta. Além de viagem, brincadeira e descanso, o período pode também ser sinônimo de bastante aprendizado. Reunir todos esses elementos em um mesmo pacote pode ser ainda mais divertido quando a intenção é sair da rotina. Pensando nisso, o Educar para Crescer dá uma sugestão: já pensou em visitar um planetário com seu filho?

"Planetários são uma oportunidade excelente de contato com a ciência para além do que se aprende na escola. E mais que isso, é uma vivência que vai muito além da informação disponível em livros e na Internet", explica Ener Borba, astrônomo responsável pelo planetário de Belo Horizonte. As projeções do céu se movimentando a 360° dão uma sensação de imersão que dificilmente algum cinema de tela plana é capaz de oferecer. E eles são uma ótima introdução ao universo da ciência porque "transformam a astronomia em magia", de acordo com João Paulo Delicato, diretor do planetário do Ibirapuera, em São Paulo.

Ficou curioso? Aqui vão algumas dicas para que você e seu filho aproveitem ao máximo uma visita ao planetário:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Crie expectativa na criança
Ter curiosidade sobre o que se vai ver ajuda muito a prender a atenção da criança e é uma ferramenta importantíssima para o aprendizado. Pensar sobre o que se espera, se o céu no espaço é muito diferente do que vemos daqui, o que são constelações e porque a relação do homem com os astros é importante pode tornar a compreensão mais fácil e fazer surgir outras perguntas.
2. Ajude seu filho prestar atenção ao céu noturno
Pergunte a ele sobre o que vê. Consegue identificar alguma estrela ou planeta? O que imagina que existe lá? Será que o céu natural é muito diferente do que se vê num planetário? Fazer um exercício de criatividade também pode ser bastante divertido. Se fosse um astrônomo, que nome daria às estrelas que consegue ver? Comparar este exercício de criatividade e imaginação com aquilo que será visto pode ajudar a criança a reter as informações mais facilmente.
3. Encontre a sessão que mais se adequa ao seu filho
Planetários normalmente têm sessões variadas e cada uma delas pode tratar de um tema específico. Pode haver muita diferença de foco e linguagem utilizada em cada apresentação, e é interessante checar o programa e procurar saber a que público cada sessão se destina. Quanto mais seu filho compreender o que é dito, mais poderá aproveitar a informação que está recebendo.
4. Encoraje seu filho a fazer perguntas após a sessão
E não tenha vergonha de colocar suas próprias dúvidas ou comentários também. Se desejar saber mais sobre algo que chamou sua atenção, sacie sua curiosidade. Pode ser uma ótima oportunidade para você e seu filho aprenderem mais sobre vários temas relacionados à Física, Matemática, Geografia e muitas outras áreas do conhecimento.
5. Estimule seu filho a conversar sobre o que viu
O que mais chamou a atenção da criança? Qual foi sua sensação ao ver a projeção? De que planeta ou estrela gostou mais? De quantos astros consegue recordar o nome? Fazer perguntas e deixar a criança à vontade para falar é uma boa forma de fixar o conhecimento e um estímulo para participar de outras atividades relacionadas ao tema.
6. Dedique tempo para levar seu filho às exibições e outras atividades normalmente oferecidas pelos planetários
É uma boa maneira de se familiarizar com o tema e contextualizar o que será ou o que foi visto na sessão. É um tempo em que você e seu filho terão para fazer conexões com outras disciplinas, elaborar mais perguntas e dar mais sentido àquilo que a criança está aprendendo na escola - mas de uma forma muito mais lúdica e pessoal.
7. Fique atento à programação de férias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigado


Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

Welcome

Welcome
Welcome to my space

Artes Design Informática

Artes Design Informática
By Ericka Vanessa (Ká)

Blog de Veículos

Blog de Veículos
By Ericka Vanessa (Ká)
Tradutor On Line (Clique na Bandeira que deseja traduzir o texto ou palavra e vá em) Back Translate
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Blog Artesanatos da Tia Rita

Blog Artesanatos da Tia Rita
By Ericka Vanessa (Ká)